1Abc Directory The Style Culture: 22 de nov. de 2010

22/11/2010

Tim Lee e o nankim sobre papel arroz







Então eu estava navegando a toa e encontrei isso aí... o trabalho de Timothy Hon Hung Lee. Um artista contemporaneo britanico, mas de origem chinesa e tendo estudado Belas Artes (Fine Art) no Leeds Metropolitan University em 2003 - 2006, ele ainda vive em Londres. Esta é parte de uma série que começou em 2008 quando começou uma sequencia de monocromáticos em nankim chines em papel arroz tradicional.
Combinando a arte tradicional chinesa em especial das dinastias Qing e Tang, com a arte ocidental, Tim expressa a complexidade de sua personalidade em constante mudança.
Um trabalho cujos temas são desnecessarios comentários adicionais, exceto em termos de técnica - o que muitas vezes deixa a impressão de ter sido feito com tinta branca sobre fundo preto. Os temas eróticos e relacionados a morte são imagens fortes e expressivas, que chocam e seduzem ao mesmo tempo.
meu trabalho preferido é "Ashes between you and me", 35x39cm de 2008 (as duas moças do começo...)

Fiona Banner, Sea Harrier e Jaguar


Isso é o que eu chamo de arte de verdade. Fiona Banner conseguiu enfiar no Tate Britain Museum dois aviões bem conhecidos e admirados: o Sea Harrier e o Jaguar.
Ambos, com aspecto absolutamente agressivo mas também como um animal petrificado, fora de seu contexto tanto quanto um dinossauro de 20m e caninos de 30cm.
Ela justifica que estes objetos representam o "oposto da linguagem", e são utilizados quando a comunicação falha. O tamanho é impressionante, e delicia tanto pela forma quanto pela proximidade e inserção no contexto do museu.
O Sea Harrier está pendurado de ponta cabeça no South Duveens, e o Jaguar de barriga pra cima, cromado, no North Duveens, polido e cromado para destacar o material e sua frieza. Vale conferir mais detalhes, mas nenhuma informação é mais preciosa que a sensação de estar tão próximo de um objeto desses, nessa escala, nesse contexto, e nessas posições.