1Abc Directory The Style Culture: 26 de out. de 2015

26/10/2015

Do-Ho Suh, artista do pós-simulacro

O artista coreano Do-Ho Suh desenvolve trabalhos que, de forma objetiva e resumida, são esculturas de arame recobertas com tecido.
Apesar de seu histórico apontar realmente para a base sobre a importância do tecido, o desenvolvimento e amadurecimento de seu trabalho apontam para uma colocação da escultura em direção a questões muito contemporâneas. Falando sobre sua vertente de tecidos, entre elas:

1) a desmaterialização da escultura e a fragilidade dos bens materiais com relação ao consumismo e irrealidade que se instalam na vida real em termos de conquistas, permanencias e satisfação;
2) a imitação do simulacro computacional, invertendo novamente o vetor de importancia sobre o que é real e o que é imaginário ou potência;
3) o desdobramento do panóptico, as máquinas de vigiar, o velho big brother americano e a exposição visceral da vida intima para as mídias sociais;
4) A simples imitação marcadológica em nível imagético, dos programas de 3D e uma sociedade construída sobre esta premissa tecnológica;
5) O agigantamento das forças sociais externas, a ocidentalização do oriente, o comunismo, e a redução da individualidade oriental frente a tais combinações que levam a vida quotidiana e singularmente individual à beira do abismo (vide casa da borda), ao mesmo tempo em que expõe a intimidade e tragédias pessoais.

Tais elementos não são óbvios a princípio nesta sua linha, mas cruzando-se sua subjetividade em outros trabalhos, fica evidente sua postura crítica sócio-política, e lúdica também, subvertendo o peso da verdade para a leveza do simulacro tecnológico, simulado pelo não tecnológico.

Aprecie algumas imagens captadas na internet. Este post não é sobre suas miniaturas de gentes oprimidas...:



The Korean artist Do-Ho Suh develops a job that, in resume, are  wire sculptures covered with thin fabric.
In spite of his history being really pointing to the base of the importance of tissue, where we can include the industrial condition of some eastern countries, the development and maturation of his work points to a job placed toward very contemporary issues. Talking about his fabric sets, including:

1) the dematerialization of sculpture and the fragility of material goods in relation to consumerism and unreality that is settled in real life in terms of achievements, continuity and satisfaction;
2) imitation of the computational simulation, again reversing the importance of vector about what is real and what is imaginary or potential;
3) the bloom of the panoptics, machine monitoring as the the old American Big Brother and visceral exposure of intimate life to social media;
4) simple marketing imagery imitation level of 3D programs and a society built over the premise of this technology;
5) The aggrandizement of external social forces, the westernization of the East, communism, and reducing the eastern front individuality to such combinations that lead to daily life and uniquely individual to the brink (see edge house), while that exposes the intimacy and personal tragedies.

Such elements are not obvious at first glimpse in his line but, by intersecting his subjectivity in other works, it becomes evident that his socio-political  critic and playful stance also subverts the weight of truth for the lightness of technological imitation, simulated by the non-technological. This is very funny and curious...


Enjoy some images captured on the Internet. This post is not about his miniatures of oppressed people ...: