1Abc Directory The Style Culture: Fabian Ciraolo: mas nem tanto.

28/07/2015

Fabian Ciraolo: mas nem tanto.

Não existe arte sem demanda.
É claro que existe a questão do público alvo etc e blablabla. Porém, vamos falar de arte e não de comércio o marketing. Se bem que seja quase a mesma coisa, mas não é.
Artista Fabian Ciraolo, chileno etc. Dados: Fiquei com preguiça de procurar.




E eu que sou quase artista, vivendo na borda desse mundo, penso que este trabalho é uma tentativa de alto nível da... terceira divisão. Nem sei como cheguei a conhecer: tem adolescente demais no mundo. E não importa se eu sou ou deixo de ser artista; Estou falando aqui como público e consumidor, crítico, falador e falastrão do assunto.

Diria que a receita, pegar icones que já foram trabalhados e inculcados na massa, e reutiliza-los é um ótimo gancho, mas nada original. Dessacralizar e ofender os ícones, também nada original. Usar qualquer coisa com teor udigrudi, marginal, corroído, sujo, criminalizado, etc... menos original ainda.

Quero ver o cara mexer com gente grande que está viva e fodendo ferrando com o mundo e colocar o dele na reta pra produzir arte.

Original no trabalho dele é a composição com cores suaves, aquarelas que trazem sim uma contrapartida aos ícones sujos, tornando-os menos baratos e óbvios. Mas separando-se roteiro e texto de cores, vemos que a parte do argumento e texto é já passada. Dali fez isso décadas atrás, Marcel mais ainda. Só que naquela época todo mundo colocava a mão na boca e dizia "nossaaaaa que absurdo!" e abandonava a exposição. Pediam pra tirar do museu, da vitrine. Horrorizavam-se.

Porém, É MUITO FÁCIL FAZER ARTE DIGITAL.
Vou até postar aqui duas que eu fiz no Photoshop: Mona Lisa com celular e Dr. House na capa do Sex Pistols que fiz para poster da Urban Arts anos atras.

Dr. Pistols por Gabriel Ishida

Mona Lisa com celular por Gabriel Ishida
E o pai da irreverencia na arte clássica, Marcel Duschamp:






 

Hoje essas produções de Fabian são material para se estampar, como diria um companheiro num comentário em outro site... "estampar na camiseta". Eu chamo de ideologia adolescente, barata, "anticapitalista e antisistema", sem repertório.

Desse corolário ideológico, já nos cansamos, então ficam aí as imagens que são legalzinhas, mas que arte, nem tanto. Alguém pode vir aqui e falar "tá com inveja". Talvez, mas eu não pintaria esses temas porque já passei dessa fase ha uns... 15 anos. Agora tenho 39.... Feliz ele que está nessa fase com todo o restante do mundo até os 50 anos.

Dificil é fazer o que ninguém faz. Dificil é ofender falando a coisa certa, ofender quem deve ser ofendido, não quem já virou bottom. Então, arte, que se diga, nada.

Mas é legal, como repertório pra vc ver.
















Nenhum comentário: