1Abc Directory The Style Culture: 1 de ago. de 2010

01/08/2010

Grafiti gigante




O grafite algumas vezes apareceu numa escala realmente sobre-humana. É claro que ele é por si só, uma arte que prima pelo estilo, ou no mínimo, tem como base primordial o estilo virtuoso, com ritmo, cores e mensagens muito fortes. Adoro grafite e como cresci em sampa, desde cedo entendi a clara e óbvia diferença entre essa arte e "pixo".
A arte de Vasmoulakis nesse sentido é fundamental, e diga-se de passagem, no mesmo nível que os brasileiros Rui Amaral, Os gêmeos, Zezão, Hudinilson Júnior. Vale o linke: http://www.vasmou.com/, já que para os brasileiros, isso é café da manhã.
Mas é interessante observar a tendência dessa arte, a sua força num contexto como uma megalópole. A penetração e posição que ela se deixa estar (por sua própria natureza) enquanto, vinda de mãos singelas de artistas que para alguns pecuniários são apenas maloqueiros baderneiros, vibra com mais força que o edifício em si, perdido nesse oceano de paredões tediosos ou high-techs. Se o horizonte não existe mais, a fantasia o preenche com criaturas fantásticas em escala monstruosa, como um grito onírico que em ação cáustica faz simplesmente, redimir a cidade de seus pecados arquitetônicos.

Yike Bike: uma revolução conceitual e simbólica





"Yike Bike é a bicicleta desdobrável mais veloz do mundo". E a primeira e a única, elétrica. Aqui seguem os dados dela:
· Velocidade Máxima: 25 km/hour
· Distancia Máxima: 10 km
· Peso: 10 kg
· Peso Condutor: 100Kg máximo
· Altura Condutor: 163 to 193 cm
· Preço: € 2,635 Euros excl. transporte, taxas e IVA.
· Bateria: Lithium Ion LiFePO4 - 40 minutos para recarga
· Carregador: 110v e 220-240v
· Chassi: Fibra de Carbono
· Travões: travão eléctrico anti-deslizante
· Dimensão Dobrada: Super compacta 43 litros
· Roda Dianteira: 20”
· Luzes: Faróis de Segurança LED
Diretamente do site da fábrica - http://www.yikebike.com
Gostei muito do design, muito estiloso e descontraído. Sua textura em estilo "malha em química orgânica que lembra fibra de carbono sem dúvida" é linda, e muito utilizada em outros produtos. A postura beira o cômico, o que faz com que o produto se posicione numa contemporaneidade que abre as possibilidades de leitura fatalmente para um otimismo global, onde tanto a postura à frente do veículo, a baixa velocidade (25km/h, nem tão baixa assim...) e a altura principiam a indução do consumo e da mentalidade, de forma que nesse produto o design se faz em toda a sua força tanto econômica quanto estética e política. Além disso, crítica, é como um bebê desafiando os outros veículos e dizendo: o futuro é meu....