1Abc Directory The Style Culture: 18 de ago. de 2008

18/08/2008

Arte japonesa


Por diversos motivos a arte japonesa é style. É claro, se inserida num local condizente. Ela sugere um estilo de vida, um peso no corpo, um olhar sobre o mundo. E o apreço pelo detalhe não-pomposo, o detalhe suado, e o global harmonioso e isento de inutilidades. Devo cita-la mais de uma vez, em outras postagens. Porque ela fica perfeita na parede, nos tecidos, na pele, e na arquitetura. Especialmente, é excelente para as áreas gráficas em diversos momentos.
Mas ela não nasceu no Japão. É consequência das escolas Song chinesas, e portanto, o mérito filosófico e artístico não é exatamente japa. Mas com as inúmeras interferências ideológicas, técnicas e temáticas, e o estilo singular, também não podemos dizer que seja chinesa.
Experimente. É agridoce.
(desenho de baixo de Adam Booth, não japa. Acima, autor desconhecido)

Moebius


Eu tenho a sorte de ter um gibi dele. Um dos melhores desenhistas e roteiristas que já apreciei, você talvez não encontre muita coisa dele na net. Mas ele inspirou muitos filmes de ficção que você achou "criativo e lindo". Psicodélico, desprendido, visionário. Muito bom mesmo. Se você não conhece, deve conhecer o Tom Cavalcante, por outro lado...

Clique aqui para ver mais detalhes oficiais de Moebius (Jean Giraud).